A PRIMEIRA INFÂNCIA HÁ 100 ANOS
Dr.ª Teresa Jardim (Creche APPI)
Dr.ª Joana Pinheiro de Almeira (Museu do Lactário)
Dr.ª Maria d’Orey e Dr.ª Lígia Gonzalez (Creche APPI)

Realizou-se no dia 24 de junho de 2021 uma reflexão sobre o desenvolvimento das crianças dos 0-3 anos de idade, na atualidade da Creche APPI e no passado, quando o compromisso com a Primeira Infância já era uma realidade da Associação.

Foi um espaço de partilha da história centenária e extraordinária da APPI, da Creche e do Museu do Lactário.


PRIMEIROS ANOS A NOSSA PRIORIDADE

A Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade tem como propósito despertar/consciencializar a sociedade e influenciar políticas para a infância que reconheçam e valorizem a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável.

Fruto de uma coligação internacional liderada pela Eurochild, a campanha é coordenada em Portugal pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso com quem a Associação Protectora da Primeira Infância (APPI) celebrou um protocolo de colaboração. É pois com enorme alegria e espirito de missão que a APPI se tornou parceira neste projeto que em tudo reflete o que sempre defendeu e promoveu: a necessidade de um novo olhar das políticas para a infância sobre o ato educativo em Creche, a valorização das capacidades das crianças dos 0-3 anos, a importância da ação dos profissionais de educação e o apoio às famílias.

«Porque todas as crianças merecem um bom início de vida» a todos convidamos para visitar a página oficial da campanha e a divulgar esta iniciava tão pioneira quando necessária.

Teresa Jardim
Directora da Creche APPI

https://primeirosanos.com/


REGRAS E LIMITES NA EDUCAÇÃO DOS 0-3 ANOS
Dr.ª Marta Antunes (ISPA)
Dr.ª Carla Fernandes (ISPA)

Definir regras e limites numa rotina diária permite que as crianças se organizem e se sintam seguras. É importante que os pais demonstrem coerência e consistência através do estabelecimento de hábitos e regras, estando disponíveis para ajudar e conter a criança, quando necessário.
Quando definimos regras temos em conta o bem-estar e o desenvolvimento da criança, potenciando a sua autonomia e estimulando a aquisição de aprendizagens
Esta formação foi vocacionada para pais e profissionais na área da Educação de Infância, dedicada às temáticas, com o objectivo de fornecer ferramentas para a melhor gestão das regras e limites na educação.


OS RELÓGIOS DOS PAIS E OS HORÁRIOS DOS FILHOS – DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ROTINAS
Dr.ª Sara Figueiredo (Pin – Progresso Infantil)

Formação vocacionada para pais e profissionais na área da Educação de Infância, dedicada às temáticas das rotinas diárias e do desenvolvimento infantil, com o objectivo de fornecer ferramentas para a melhor gestão das necessidades dos filhos com as actividades profissionais e sociais dos pais.